O ideal é higienizar a face no máximo três vezes ao dia, para evitar a oleosidade rebote, que acontece quando retiramos em excesso a proteção natural da pele.
A temperatura extremamente quente desidrata a pele. Prefira água morna, alem de usar um hidratante imediatamente após o banho com Uréia ou Pca-na, que protegem e hidratam ao mesmo tempo.
Não é de qualquer maneira que aplicamos um creme facial. A pele e musculatura facial devem obedecer à uma ordem de movimentos para atingir os resultados esperados com o tratamento.
1) Em volta dos olhos, partindo das sobrancelhas, passando pelas têmporas e voltando para o alto do nariz. Nos olhos, espalha-se o produto no sentido das setas. Proceder a leve massagem rotatória espiral, ocupando-se a seguir das pálpebras.
2) Na testa, utilizando sempre movimentos ascendentes.
3) Nas faces, a massagem deve seguir a linha natural dos músculos, com movimentos circulares sempre para fora e de baixo para cima.
4) No colo e pescoço (inclui toda a zona "decotada") a direção correta da massagem (sempre bem leve) é de cima para baixo (movimentos diagonais descendentes), sempre em direção ao coração.
Para que a oleosidade não se acumule nos poros é preciso manter o rosto sempre limpo. Lavar duas vezes por dia, uma de manhã e outra a noite, já é suficiente: se passar disso a pele pode entender que sua proteção natural foi removida e produzir ainda mais óleo para substituir o que foi retirado - é o chamado efeito rebote. Para quem ainda sente um brilho incômodo durante o dia, indicamos os lenços de controle de oleosidade, que matificam sem tirar a maquiagem. Já os "pads", pedaços de algodão embebidos em soluções potentes, são uma ótima alternativa para limpar e tratar a pele na correria do dia-a-dia.